Quem somos

A DUO Engenharia Criativa nasceu em 2007 com o nome GLOBO ENGENHARIA, pela necessidade de formalização dos trabalhos de consultoria em engenharia realizados pelo seu fundador André Schaan Casagrande e seu sócio.

 

Já no final de 2009, após a reestruturação da sociedade, a empresa percebeu as oportunidades existentes no desenvolvimento de projetos de inovação, desde a estruturação da estratégia de inovação, confecção de projetos para obtenção de recursos até a gestão e execução de projetos de clientes e parceiros.

 

Em 2012, deu mais um passo importante passando também a apostar nos seus próprios projetos, não mais como serviços apenas. Ali nascia a ideia de parceria e duplicidade efetivamente, pois seus projetos sempre estavam estruturados com pelo menos outra empresa.

 

Ao longo do ano de 2014 a então GLOBO ENGENHARIA cresceu muito, em infraestrutura, em pessoal, em experiência, enfim, como empresa estruturada. Aprovou diversos projetos em editais, incubou na IT CIENTEC (Incubadora Tecnológica da Cientec), e fechou novas parcerias. A empresa também cresceu com a entrada de um novo sócio, o Eng. MSc Eduardo Donadel Basso.

 

Novamente grandes progressos ocorreram em 2015. A partir de um processo chamado “Transformando Meu Serviço” contratado no SEBRAE em parceria com a Unisinos, melhoramos ainda mais nossa proposta enquanto empresa. As mudanças nos proporcionaram perceber que nosso nome GLOBO ENGENHARIA não nos representava mais. Nos tornamos a DUO ENGENHARIA CRIATIVA, uma empresa com foco cada vez maior na inovação e no desenvolvimento de projetos inovadores. O crescimento continuou, exigindo a contratação de um novo espaço para os projetos da empresa. Expandimos nossa infraestrutura incubando um laboratório de P&D&I na incubadora IEITEC-RS e consolidamos nossas parcerias com diversas empresas e com importantes órgãos e entidades.

 

Nossa equipe atual conta com 16 colaboradores: pessoas que compraram a ideia da inovação e são movidos pela vontade de fazer acontecer. Temos na equipe 1 doutor em engenharia mecânica, 03 mestres, 04 mestrandos e 11 graduandos em engenharias, física e administração.

 

Queremos cada vez mais ser reconhecidos como referência no estado na concepção, gestão e desenvolvimento de projetos de inovadores, atingindo empresas de todo o estado e firmando parcerias com instituições de desenvolvimento e órgãos de fomento à inovação.

 

A nossa estratégia é embasada na flexibilidade. Trabalhamos desenvolvendo as competências necessárias para atender as demandas de nossos clientes, buscando nos parceiros as competências complementares.

 

Nosso histórico de projetos demonstra a versatilidade da equipe. Abrangendo projetos essencialmente mecânicos, inicialmente, mas expandindo para outras áreas. Hoje, com projetos consolidados nas áreas de máquinas de agronegócio, componentes para uso odontológico, dispositivos hidráulicos, sistemas automatizados, microcervejarias, impressão 3D, aplicativos e projetos essencialmente de TIC, além da experiência em projeto e gerenciamento em construção naval.

 

 

EXISTIMOS PARA
Transformar ideias em projetos, projetos em recursos e principalmente em resultados, enfim, INOVAR, e garantir assim o desenvolvimento tecnológico local sustentável nosso e de nossos clientes e parceiros.

ACREDITAMOS QUE
É através da inovação que iremos transformar nosso futuro.
Segurança, Qualidade, Criatividade, Melhoria Contínua e Bom Relacionamento são requisitos chave na prestação do nosso serviço.

TRABALHAMOS PARA
Sermos referência no Rio Grande do Sul na concepção, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores até 2018.

HISTÓRIA

A GLOBO ENGENHARIA nasceu da necessidade de formalizar diversos trabalhos informais que seus idealizadores prestavam de forma independente. Inicialmente eram três sócios que compunham a futura empresa e que escolheram o nome GLOBO ENGENHARIA por dar uma ideia de abrangência na variedade dos serviços de engenharia que se pretendia oferecer, embora todos os três fossem engenheiros mecânicos.

Constituída formalmente em 15 de agostos de 2007 como empresa de engenharia para prestação de serviços de consultoria em diferentes áreas, a GLOBO já não contava mais com um dos três idealizadores, o Dr. Rubén Galiano Batista, que foi morar nos EUA no início de 2007. Na nova configuração, seus dois sócios fundadores mantiveram-se somando esforços até 08 de setembro de 2010, quando seu sócio Leonardo, também por motivos pessoais e profissionais, já morando fora de Porto Alegre, estava enfrentando outros desafios, permanecendo apenas o Eng. André Schaan Casagrande. Tornou-se então uma empresa familiar, pois sua esposa MD. Tatiana Martins Rotta Casagrande passou a fazer parte da sociedade.

A empresa servia, essencialmente, como um recurso de seu fundador para emissão de notas fiscais de seus trabalhos de consultoria e de pequenos projetos que realizava. Nestes, quando necessário, montava-se uma equipe por empreitada, e assim diversos futuros engenheiros, mestres e doutores acabaram participando de projetos reais de engenharia.

A experiência em gestão de projetos de inovação veio sendo adquirida em projetos dentro da Universidade (UFRGS) vinculados ao setor hidroviário, com a coordenação do NOTAq (Núcleo Orientado ao Desenvolvimento Hidroviário), onde alguns projetos FINEP foram executados, período de muito aprendizado. Um relacionamento constante com profissionais experientes do segmento naval, com destaque ao Eng. Francisco Miguel de Almeida Pires, ao Eng. Ivan Thomas Erdos, ao Eng. Arthur Sebastião Rivato de Freitas, Ao Eng. Claudio Carneiro da Cunha Ehlers e ao Eng. Jorge Pimentel Peña, trouxeram uma convivência e experiência em projeto e gestão de projetos navais que foram e ainda são muito úteis nos trabalhos que aconteceram posteriormente. Nesse período também, André se tornou consultor Ad Hoc da FINEP, onde passou a avaliar projetos em nome da mesma e, novamente, adquiriu muito conhecimento a respeito.

A partir do final de 2009, quando convidado pelo amigo e empresário Estevão Odone Leuck para escrever, desenvolver e gerir sua ideia num edital SEBRAE de inovação, e GLOBO iniciou efetivamente nessa jornada. A partir deste projeto as parceiras foram consolidadas, as equipes passaram a ser permanentes e a rotina de projetos começou a crescer.

Em 2012, a partir de uma intenção de ter projetos próprios além dos serviços, iniciou o fomento de projetos com novos parceiros, que posteriormente se tornaram projetos de importância e retorno financeiro.

2013 foi mais um ano de crescimento e novas ideias, que resultaram em aprovação de diversos projetos já no início de 2014. Este ano, sem dúvidas, foi de grande sucesso para a empresa, pois houve o crescimento em todos os aspectos. A entrada do novo sócio Eng. Msc. Eduardo Donadel Basso, a aprovação em quase todos os editais onde submeteu projetos (TECNOVA/FAPERGS, INOVAPERS/ SEBRAE, RHAE/CNPq e SENAI/SESI) e a instalação de seu escritório na Incubadora Tecnológica da CIENTEC foram alguns dos acontecimentos, bem como a consolidação de novas parcerias, agora com a IC BASTOS, TECNANO, PRINT UP 3D, HESTIA, UFRGS, RS ÓLEO & GÁS, RALF WINTER entre outras empresas e entidades.
Em 2015 o ano foi essencialmente de trabalho, estruturação e organização de todas essas mudanças, culminando inclusive com a mudança do nome de GLOBO ENGENHARIA para DUO ENGENHARIA CRIATIVA, nome este escolhido juntamente com todos seus parceiros e resultado de um processo de alguns meses de trabalhos iniciados em março quando participamos de um processo de consultoria estratégica do SEBRAE chamado “Transformando Meu Serviço”. Como resultado também obtivemos novas parcerias e reafirmamos nossas antigas, principalmente pela escolha do nosso novo nome fantasia, uma vez que traz o sentido de parceria, DUPlicidade, DUAlidade, representativo do nosso modelo de desenvolvimento.