RHAE

PROBLEMA

 

Para melhor defesa de sementes contra patógenes presentes no solo é necessário recobrimento pré-plantio com substâncias diversas. Os processos atuais de recobrimento ainda utilizam tecnologias antigas e predominantemente mecânicas. Desta forma, os processos podem ser atualizados gerando maior eficiência e ainda reduzindo o seu impacto ambiental.

 

OBJETIVO

 

Desenvolver uma máquina eficiente, capaz de tratar sementes de forma contínua, utilizando para isso o processo de deposição eletrostática, no prazo de 18 meses.

 

PARTICIPAÇÃO

 

A empresa incubada Tecnano Pesquisas e Serviços LTDA, empresa de nanotecnologia voltada para o agronegócio, procurou a DUO ENGENHARIA CRIATIVA para parceria no desenvolvimento de uma máquina tratadora de sementes. A empresa contratante já possui expertise na área química, mas buscou na DUO conhecimentos de máquinas e processos produtivos, além de delegar todas as atividades de gerenciamento de projeto.

Observações

O fenômeno da eletrostática já é utilizado em lavouras para aplicação de agrotóxicos, obtendo rendimentos superiores à 70% na economia dos químicos utilizados, reduzindo, assim, o impacto ecológico da prática. A DUO em parceria com a TECNANO está desenvolvendo um equipamento para recobrimento eficiente, utilizando-se do mesmo princípio para obtenção de uma melhor qualidade no recobrimento com economia de insumos utilizados.