IMP 2014

PROBLEMA

 

As fundições, sejam elas convencionais ou por microfusão (processos mais modernos com cera perdida), estão entre os processos mais utilizados atualmente para a fabricação de componentes metálicos com geometrias complexas.

 

Para tanto, é obrigatória a utilização de moldes ou matrizes que dão as formas externas às peças fundidas, e complementarmente de “machos” que cumprem as mesmas funções internamente às peças. Estes, por sua vez, também requerem matrizes para sua confecção.

 

A obtenção dessas matrizes é cara ou demorada e muitas vezes inviabiliza a utilização pelo processo de fundição. Isso acontece com muita frequência quando: o lote de peças a ser fabricado será pequeno; quando se trata de protótipos ainda em testes; ou quando há alguma dificuldade técnica na obtenção da matriz.

 

Para possibilitar o desenvolvimento direto de peças, mock ups, protótipos etc e até matrizes há processos de sinterização de materiais que serão intermediários (cera, areia verde, etc) que anulam a necessidade de matrizes, assim reduzindo tempo e custo de forma significativa.

 

O processo de sinterização a laser não é uma novidade tecnológica, entretanto suas aplicações ainda estão longe de serem difundidas e acessadas, principalmente pelo custo dos equipamentos, sendo todos importados.

 

OBJETIVO

 

O projeto apresentado pretende preencher uma lacuna tecnológica e de mercado, com o desenvolvimento de um equipamento nacional capaz de sinterizar peças tridimensionais de pequeno porte visando atender às demandas que hoje ficam sem assistência.

 

PARTICIPAÇÃO

 

Enquanto detentores do expertise em relação a máquinas de impressão tridimensional, a Print Up 3D, hoje parceira da DUO necessitava de uma fonte de recursos para o desenvolvimento de sua sinterizadora. Desta forma, a DUO ENGENHARIA CRIATIVA contribuiu com seu conhecimento na escrita de editais e, com a contemplação do mesmo no edital SEBRAE INOVAPERS 2014, abraçou o projeto, ficando responsável pelo gerenciamento do mesmo, deixando a execução à cargo da sua parceira Print Up.